sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Por dentro de "Recursos Hídricos"!

Alguém aí já parou pra pensar em Recursos Hídricos? E Gestão de Recursos Hídricos?
Soa um pouco estranho pra vocês? Pois bem. Informamos que seus problemas acabam de ganhar uma solução!
Ora, se temos aqui uma ferramenta com o intuito de discutir e apresentar interessantes tópicos sobre uma disciplina chamada "Gestão de Recursos Hídricos", nada mais coerente do que colocarmos todos vocês a par desse assunto que cada vez mais, e vai ser assim à medida que os anos passam, irá fazer parte das discussões sociais e políticas que envolvem nosso planeta. Assim esperamos, não é?

Portanto, podemos denominar "gestão de recursos hídricos" como todo o conjunto de ações que são voltadas para regular o uso, proteção e controle das águas do nosso país. Tudo, é claro, dentro das normas e do conjunto de leis pertinentes a essa questão. Vale citar aqui que o Governo Federal é o autor desse projeto que visa integrar projetos e atividades que consigam promover a preservação da qualidade e da quantidade de todas as águas das bacias hidrogáficas brasileiras.
No nosso país o acesso a recursos hídricos é um direito de todos, e esse "acesso liberado" é o responsável por garantir as necessidades e as quantidades essenciais para a vida humana. As águas brasileiras ainda são consideradas um bem público, de valor econômico, e que o seu uso deve ser devidamente cobrado.
Dentro da problemática da Gestão de Recursos Hídricos podem ser abrangidos os seguintes tópicos e assuntos:

  1. Desassoreamento;

  2. Controle de erosão;

  3. Contenção de encostas;

  4. Remanejamento/Reassentamento da população;

  5. Uso e ocupação do solo para prevenção de manaciais;

  6. Implantação de parques para controle da erosão e preservação de manaciais;

  7. Recomposição da rede de drenagem;

  8. Recomposição da vegetação ciliar;
Nota-se, portanto, que esse serviço de gestão de recursos hídricos se mostra como uma nova saída para a otimização de tais recursos, o que pode gerar maior economia para as indústrias, além de fornecer uma ótima e grande contribuição para o meio ambiente.

Viu? Não é tão difícil e complicado assim. Só no começo! Agora cabe a cada um de nós divulgar o que foi aprendido, ler e pesquisar a respeito. Ter a ciência de que o assunto é bem maior e bem mais abgrangente, e não se pode para apenas em tudo o que foi dito nesse texto. Todos estamos lidando com um bem extremamente precioso e que no futuro pode vir a se tornar raro. Para amenizar os impactos de tal situação, é preciso começar a cuidar desde já da água, do seu uso e da sua distribuição. O programa Gestão de Recursos Hídricos é só uma peça desse quebra-cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário