terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dicas de leitura!
O problema da erosão é bastante preocupante uma vez que pode assorear rios além da própria perda econômica que acarreta. O trabalho abaixo fez um estudo sobre processos erosivos em bacias hidrográficas urbanas. Vale a pena conferir!
MAURO, J.R. CARTA DE SUSCEPTIBILIDADE À EROSÃO PARA A ÁREA DA BACIA DO PROSA, CAMPO GRANDE – MS: ESCALA 1:15.000. 83 f. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, UNESP, Ilha Solteira, 2001.
O presente trabalho consiste no estudo sistemático dos fenômenos erosivos em áreas urbanas, tendo como objetivo a avaliação e identificação das causas destes fenômenos na área da Bacia do Córrego Prosa no Município de Campo Grande – MS. Como ferramenta principal utilizou-se o mapeamento geotécnico, na escala de detalhe 1:15.000 em uma área de 3.682,6888 ha., com o objetivo de fazer uma caracterização geotécnica das feições erosivas existentes na área. Buscou-se também fazer um levantamento de dados geológicos, geomorfologicos e de influência antrópica. Os resultados obtidos através deste mapeamento possibilitam a elaboração do mapa de susceptibilidade à erosão. Como ferramenta auxiliar utilizou-se a Técnica de Avaliação do Terreno segundo sistemática proposta por LOLLO (1996). A compartimentação do terreno baseou-se no estudo das formas de relevo (landforms), que foram divididas até o nível elementos de terreno, respeitando os limites naturais do meio físico. Os documentos cartográficos gerados foram: mapa de ocorrências de processos erosivos, mapa do substrato rochoso, mapa de materiais inconsolidados, carta de declividades, mapa de landforms (elementos de terreno), mapa de ocupação, mapa imagem, e carta de susceptibilidade à erosão.

PALAVRAS – CHAVE: Carta de Susceptibilidade - Mapeamento Geotécnico – Erosões – Landforms.

BOA LEITURA!

Disponível em: www.ppgec.feis.unesp.br/teses/2001/jose_roberto_mauro.pdf . Acesso em: 09 nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário